Câmara de Penamacor edita novelas gráficas feitas por alunos do 4.º ano

A Câmara de Penamacor produziu e editou novelas gráficas pedagógicas que foram realizadas por alunos do 4.º ano daquele concelho.

Em nota de imprensa a autarquia especifica que o projeto visou a promoção da leitura e escrita criativa e que o trabalho levado a cabo pelos alunos surgiu com recurso a uma metodologia diferenciada de escrita criativa.


“Com a utilização de dados ilustrados com diversos pictogramas, os alunos foram desafiados a lançá-los e a partir das combinações apresentadas, foi possível imaginarem e criarem histórias”, sendo que os pictogramas serviram como elementos constituintes para a construção da narrativa.

“As propostas criativas apresentadas foram muito diversificadas e interessantes, não só pela criatividade demonstrada pelos alunos, mas também pelos materiais utilizados na sua ilustração”, refere a informação, salientando que as narrativas foram registadas em formato de histórias gráficas.

A autarquia também salienta que, além desta produção e edição, dois alunos do 6.º ano (Rafael Rolo e Tomás Próspero) dinamizaram três sessões de leitura para os alunos que frequentam a Escola Básica do Agrupamento de Escolas Ribeiro Sanches.

“’A casa da Mosca Fosca”, dirigida aos alunos do pré-escolar, com dinamização de atelier de desenho, foi uma das histórias preparada pelos dois alunos e O “Olharapo”, dirigida aos alunos do 1.º e 2.º anos, e “A Rita encolheu e agora?’”, destinada aos alunos do 3.º e 4.° anos foram as outras duas histórias apresentadas.

Estas iniciativas estão integradas no Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar (PIICIE), elaborado pela Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa (CIMBB), que tem como principal objetivo o desenvolvimento de medidas educativas orientadas para a promoção da inclusão, do sucesso educativo e da redução e prevenção do abandono escolar precoce.