O Centro Hospitalar Universitário Cova da Beira está a implementar um projeto inovador de transporte pneumático de medicamentos, anuncia a instituição em nota de imprensa.
Segundo a explicação, a método “permitirá a deslocação direta de fármacos, desde os serviços farmacêuticos até aos diferentes serviços clínicos do hospital, promovendo desta forma a desmaterialização, eficiência e segurança do circuito interno do medicamento”, pode ler-se no documento.
A instituição frisa ainda que este processo alia “uma solução que valida a administração de medicação por leitura de código de barras”, a um “sistema de tubagem para transporte pneumático de medicamentos”, destacando que desta forma será “possível a rastreabilidade integral dos fármacos, desde que estes são expedidos da farmácia, até ao momento em que são administrados aos utentes”.
Para além da segurança, com este processo “aumentará também a disponibilidade dos profissionais de saúde que se encontram à cabeceira do utente, para outras tarefas associadas à prestação de cuidados”, é referido.
Este projeto, que visa a integração de sistemas na área do medicamento, resulta de uma parceria entre o CHUCB e a empresa BIQ Health Solutions.