A Universidade da Beira Interior (UBI) e a Associação de Futebol de Castelo Branco (AFCB) estiveram reunidas para abordar o Programa “Associações do Futuro”, um projeto piloto promovido pela Federação Portuguesa de Futebol (FPF) que visa reunir conhecimento, experiência e ferramentas suscetíveis de fomentarem o desenvolvimento das modalidades de Futebol e Futsal, nos próximos anos.
Na reunião, que se realizou na Reitoria da UBI, participaram o diretor da FPF, Arménio Pinho, os gestores do projeto, Mariana Figueiredo e Manuel Puerta da Costa, em conjunto com André Rodrigues, e o representante da AFCB, Francisco Pires. Da parte da UBI, estiveram presentes o Reitor, Mário Raposo, a Vice-Reitora Amélia Augusto e o presidente e vice-presidente do Departamento de Ciências do Desporto (DCD), Henrique Neiva e Mário Marques, respetivamente.
O encontro serviu para a apresentação dos objetivos e recolha de informação que permita aprofundar o conhecimento sobre a realidade académica e as potenciais sinergias que possam ser desenvolvidas.
A UBI e, em particular, o DCD são vistos como parceiros estratégicos fundamentais para a implementação e desenvolvimento do projeto. “Da nossa parte existirá disponibilidade na envolvência de recursos e do know-how existente”, afirma Henrique Neiva.
O presidente do DCD considera que a colaboração é vantajosa para a academia e para o próprio projeto pelo “estabelecimento de sinergias diversas com todas as entidades envolvidas, o esforço concertado de aproximação da universidade à comunidade local e regional e a eventual melhoria de infraestruturas e recursos materiais”.
O Programa “Associações do Futuro” é uma iniciativa da FPF para a melhoria funcional e de organização das Associações de Futebol, envolvendo recursos, infraestruturas e entidades locais.