Administração Regional de Saúde do Centro alerta para temperaturas elevadas

O departamento de Saúde Pública da Administração Regional de Saúde do Centro (ARSC) chama a atenção para o aumento acentuado das temperaturas nos concelhos do interior do país, que se encontram, atualmente, sob aviso laranja do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Segundo a nota de imprensa, “a exposição ao calor intenso constitui uma agressão para o organismo, podendo conduzir à desidratação, ao agravamento de doenças crónicas, a um esgotamento ou a um golpe de calor”.


Assim, nos dias de maior calor, a administração regional de saúde aconselha que se mantenha hidratado e evite a exposição solar entre as 11 e as 16 horas.

Manter a casa fresca, durante o dia, fechar janelas e persianas e, à noite, fazer o oposto, aproveitando o ar fresco para arrefecer os edifícios.

Quando no exterior, usar protetor solar com fator de proteção superior a 30 e que use peças de roupa leves, de preferência de algodão, e de cor clara.

Além disso, recomenda que se mantenha atento a si e aos outros, sobretudo grupos vulneráveis e de risco, como idosos, crianças de tenra idade e doentes crónicos.