A Universidade de Verão da Universidade da Beira Interior (UBI) decorre ao longo desta semana com perto de 130 participantes, provenientes de diversas regiões do país.
Segundo a nota de imprensa da academia os jovens são oriundos de 35 municípios, de praticamente todas as zonas do país.
O primeiro dos cinco dias da iniciativa foi esta segunda-feira, dia 4 de julho, e começou com a sessão de abertura, que teve a participação do Reitor da UBI, Mário Raposo, a Vice-Reitora para o Ensino, Helena Alves, e o Coordenador da Universidade de Verão, o docente da Faculdade de Ciências da Saúde, Eduardo Cavaco, e os monitores que vão acompanhar todos os jovens. Além das boas-vindas e de informação sobre como vai funcionar a Universidade de Verão, os participantes tiveram oportunidade de conhecer um pouco da UBI, através das palavras dos seus responsáveis.
Mário Raposo falou das estruturas, dos cursos, dos sucessos alcançados pelos seus diplomados, rankings, parcerias internacionais como a UNITA e de muitos outros aspetos de uma comunidade que reúnem à cerca de 10 mil pessoas. “Bem-vindos à UBI. Espero que se divirtam esta semana, que tenham uma boa estadia por cá e acredito que não se vão arrepender. Se um dia não escolherem estudar connosco, poderão dizer “’não estudamos na UBI, mas gostaríamos de ter estudado’”, afirmou o Reitor.
A Vice-Reitora Helena Alves, por seu turno, lembrou aos alunos, de anos que vão desde o 10.º ao 12.º ano, que estão numa das melhores universidades com menos 50 anos do mundo” e desejou “uma semana inesquecível”. Quanto a Eduardo Cavaco, apresentou o programa em traços gerais e destacou que estão previstos dias “fantásticos”. “A temperatura vai subir e é uma onda de calor que vos vai entusiasmar nas cinco faculdades”, salientou o coordenador.
Até quinta-feira, o programa prevê atividades científicas em cada uma das faculdades, durante a manhã e parte da tarde. Nestes momentos, o grupo está dividido pelas cinco faculdades. Em conjunto, vão disputar jogos na Parada do Polo I, fazer um passeio noturno pela Arte Urbana do Centro Histórico da Covilhã, ir à Serra da Estrela para uma observação astronómica com telescópios da UBI, visitar os quatro museus da Vila da Belmonte, a praia fluvial de Valhelhas (Guarda) e participar num arraial de São Tiago. Na sexta-feira, há a Sessão de Encerramento e entrega de diplomas de participação.