O incêndio que deflagrou na Vila do Carvalho, na madrugada de sábado, alastrou para o concelho de Manteigas e, ontem, aos concelhos de Gouveia e Guarda.
Durante a tarde de ontem, quarta-feira, as chamas destruíram um carro dos bombeiros na zona da vigia de São Lourenço, em Manteigas. Segundo a informação avançada pelo JN, a viatura todo-o-terreno pertence aos Bombeiros de Vagos e, apesar dos danos materiais, não há registo de feridos.
De acordo com o JN, o grupo de bombeiros que se encontrava na zona do incidente ficou cercado pelo fogo devido à mudança de ventos.
Além da inoperacionalidade dos Canadairs no dia de ontem e das condições meteorológicas adversas, o comadante regional de Lisboa e Vale do Tejo da Proteção Civil, Ilísio Oliveira, destacou ainda, em conferência de imprensa, a questão do acesso dificultado a zonas montanhosas, onde os operacionais se “deslocam apeados com ferramentas manuais”.
Para já, o perímetro do fogo atingiu cerca de 25 quilómetros.
Segundo a Proteção Civil, estão, a esta hora (10h00), 1540 operacionais no terreno, auxiliados por 473 viaturas e 12 meios aéreos.
Fotografia de Gonçalo Poço