Um carro de combate a incêndios da corporação de bombeiros de Loures capotou, durante a tarde desta quinta-feira, quando se dirigia para a localidade de Linhares da Beira, em Celorico da Beira.
Segundo a informação avançada pela RTP, no interior do veículo seguiam cinco bombeiros, sendo que três deles estão feridos com gravidade. Dois dos operacionais possuem um traumatismo cranioencefálico e estão, ainda, com uma hemorragia interna. O outro bombeiro, também em estado grave, foi transportado de ambulância.
Segundo o presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses, António Nunes, os feridos graves estão “estáveis” e os restantes dois bombeiros, que também ficaram feridos, apresentam lesões de menor gravidade.
De acordo com o segundo comandante nacional da Proteção Civil, Miguel Cruz, as zonas “mais preocupantes” são Celorico da Beira e Videmonte, sendo que é nessas localidades que está concentrado o maior número de operacionais.
Miguel Cruz destacou ainda que a habitação consumida pelas chamas “não tinha qualquer residente, não se tratando, portanto, de uma casa de primeira habitação”.
Relativamente às próximas horas, “apesar de ser uma área extensa”, o comandante está esperançoso que possam ter “oportunidade de controlar as chamas”, devido, sobretudo, à redução da temperatura e da intensidade do vento.
“Os operacionais vão continuar a fazer um esforço significativo, tentando fechar os perímetros que ainda estão ativos”, acrescentou Miguel Cruz.
Estão, a esta hora (19:40), 1588 operacionais no terreno, auxiliados por 491 viaturas e nove meios aéreos.
Fotografia de José Pereira