O Instituto Português do Mar e Atmosfera, IPMA, prolongou até às 18:00 de hoje o aviso Amarelo devido à previsão de “precipitação, por vezes forte, e ocasionalmente acompanhada de trovoada e rajadas fortes”.
A Proteção Civil alerta para as consequências desta situação e pede comportamentos preventivos face às expectáveis consequências.
Referir que segundo a página da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, ANEPC, continuam a registar-se, na região, deslizamento de massas, em algumas situações com a água a arrastar detritos das zonas ardidas durante o verão, sendo que a situação mais grave ocorreu na madrugada de terça-feira em Sameiro. No local estão ainda mais de 100 operacionais a tentar repor a normalidade possível naquela freguesia.
Há ainda a registar, em vários locais da Beira Interior, inundações provocadas pelo entupimento de sargetas em meio urbano, ou pela elevada quantidade de água que impede o seu escoamento, bem como quedas de árvores e ramos, pelo que, se recomenda uma condução muito prudente.
foto: Gilberto Melfe (Estrada de Álvares)