GNR inicia “Censos Sénior”, no último ano sinalizou mais de 6.800 idosos isolados na Beira Interior

Durante todo o mês de outubro, em todo o território nacional, a Guarda Nacional Republicana (GNR) realiza a operação “Censos Sénior 2022”, no âmbito do Policiamento Comunitário, que visa “garantir um conjunto de ações de patrulhamento e de sensibilização à população mais idosa”.

No último ano, a GNR sinalizou 44.484 idosos a viverem sozinhos e/ou isolados, na Beira Interior foram sinalizados mais de 6.800, sendo que a Guarda foi a segunda região, em todo o país, onde se registaram mais idosos a viverem sós, logo a seguir a Vila Real.


São cerca de 400 militares que irão realizar um conjunto de ações e patrulhas, junto da população idosa e com maior vulnerabilidade, e/ou que vivem sozinhas e/ou isoladas. O objetivo visa “reforçar os comportamentos de segurança que permitam reduzir o risco dos idosos se tornarem vítimas de crimes, nomeadamente em situações de violência, de burla e furto”.

“Desde 2011, ano em que foi realizada a primeira edição da Operação ‘Censos Sénior’, a Guarda tem vindo a atualizar a sinalização geográfica, proporcionando assim um apoio mais próximo à população idosa, o que certamente contribui, por um lado, para a criação de um clima de maior confiança e de empatia entre os idosos e os militares da GNR e, por outro, para o aumento do seu sentimento de segurança”, vinca esta força de segurança.