A Neomina – Minérios Argemela, do grupo Almina, vai dar continuidade “aos trabalhos preliminares com vista à futura exploração mineira da Argemela, nos concelhos da Covilhã e do Fundão”, anuncia a empresa em nota de imprensa.
A exploração será focada na extração de estanho e lítio, “minérios essenciais para setores como as telecomunicações (5G), a transição energética e a saúde”, pode ler-se no documento.
A realização de sondagens na área de concessão e de outros estudos complementares arrancam já em outubro, sendo que os trabalhos no terreno, para a execução de sondagens e recolha de amostras, avançam em simultâneo com o Estudo de Impacte Ambiental (EIA), com o objetivo de “avaliar possíveis impactos ambientais, diretos e indiretos”, bem como definir medidas para os evitar ou minimizar.
A empresa mineira acrescenta, ainda, que estas atividades, “que estão devidamente autorizadas pela Direção Geral de Energia e Geologia (DGEG), complementam os trabalhos de prospeção efetuados de 2011 a 2016”.