Hélio Fazendeiro, atual líder da bancada socialista na Assembleia Municipal da Covilhã e chefe de gabinete de Vítor Pereira na Câmara Municipal, foi eleito presidente da Comissão Política Concelhia do PS Covilhã, em eleições internas realizadas nesta sexta-feira, 7 de outubro.
O candidato encabeçava a única lista candidata, que num total de 419 inscritos, votaram favoravelmente 248 militantes, tendo ainda sido registados 11 votos em branco.
Em declarações à RCC, o novo presidente da concelhia descreveu o mandato 2022-2024 como “desafiante”, tendo como principais prioridades “renovar e promover o Partido Socialista”, nomeadamente ao criar uma maior abertura para “incluir gente nova” e ao tornar o PS um partido mais “abrangente e representativo”.
Hélio Fazendeiro sublinhou ainda que apesar da sua lista ter sido a única candidata, houve uma adesão “bastante expressiva”, com uma participação eleitoral de 61%, no entanto “aumenta a responsabilidade perante os militantes e os covilhanenses”, frisa o presidente.
No que concerne à Comissão Política Concelhia das Mulheres Socialistas, Catarina Mendes foi eleita como presidente com 82 votos válidos, tendo havido ainda cinco votos brancos.
Realizaram-se, igualmente, as eleições para os coordenadores de secções, sendo que todos os órgãos dirigentes contavam com apenas uma lista candidata. Para a secção da Covilhã foi eleito, com 67 votos válidos, Rui Venâncio, já Ilídio Reis nas Cortes do meio reuniu 24 votos favoráveis, António Carriço no Teixoso obteve 114, e na secção de São Jorge da Beira foi eleito Tiago Silva com 38 votos.
Na Beira Interior foram também eleitos como presidentes das concelhias do PS António Dias Rocha em Belmonte, Carlos Morgadinho no Fundão, António Beites em Penamacor e Rogério Sousa na concelhia de Manteigas.