Semana da Ética no Desporto na Covilhã: Debater para fomentar boas práticas

Ao longo desta semana decorre na Covilhã, com organização da Câmara Municipal, a “Semana da ética no desporto”, com o objetivo central de promover as boas práticas nesta área, disse José Miguel Oliveira, vereador com os pelouros do desporto e do associativismo no município, durante a sessão de abertura do evento.

O autarca explica que este “é um caminho que a Covilhã iniciou há cerca de 2 anos”, com o plano de desenvolvimento desportivo.


“Esta caminhada começou há 2 anos, porque sentimos a necessidade de tecer uma estratégia para o desenvolvimento do desporto, em todas as suas vertentes e dimensões, não só no que é o plano de desenvolvimento da vida saudável e da competição, mas também dos comportamentos e da ética do desporto”, sustentou o responsável, agradecendo os contributos de todos os clubes para a elaboração desta estratégia.

O vereador terminou a sua intervenção, nesta sessão de abertura, lendo o compromisso para a ética no desporto e concluindo “que diferente seria o desporto se todos cumprissem este código”.

Nesta sessão de abertura participou o embaixador do Plano Nacional da Ética no Desporto, PNED, o antigo jogador Tarantini, que representou as cores do Sporting da Covilhã e, mais tarde, o Benfica. Em paralelo com a sua carreira de jogador profissional, fez a licenciatura e o doutoramento em Ciências do Desporto na UBI.

Deixou o seu exemplo de carreira dual, que “obrigou a muitos sacrifícios”, mas também a muito rigor. No plano ético, apesar de alguns erros cometidos, afirma que sempre teve o foco de ser “um exemplo, principalmente para os mais novos”.

Agora, a transitar de carreira, mostra-se convicto que, seja no futebol, em particular, ou no desporto em geral, o conjunto de “valores morais que a ética acarreta continuará a estar refletida nos seus comportamentos” e exortou todos o a fazerem o mesmo.

José Lima, responsável do Plano Nacional de Ética no Desporto, deixou dois desafios nesta sessão de abertura da semana dedicada a este tema.

O primeiro direcionado ao município. “Que seja majorado o apoio aos clubes” que promovem boas práticas com vista a implementar os valores éticos, “que fazem parte da formação dos jovens e complementam a missão educativa que os clubes também têm que ter”, disse.

“A exemplo de outros municípios a nível nacional, deixo o desafio ao senhor vereador. Promover o chamado programa de apoio à ética. Se eles se portam melhor, têm menos cartões, se eles têm esta preocupação, porque não valorizar este comportamento?”, sustentou.

O outro desafio foi para os vários representantes de clubes presentes no Salão Nobre dos Paços do Concelho e diz respeito à obtenção da “Bandeira da Ética.

Relembrando que no concelho da Covilhã há três clubes com esta certificação de boas práticas, a Associação Desportiva da Estacão, o Paul Cultural e Desportivo e o Águias do Dominguizo, considerou “pouco para um tão grande universo de clubes” e exortou outros, e a própria autarquia, a candidatarem-se a esta bandeira, que certifica as boas práticas nesta matéria.

A semana da ética no desporto prossegue hoje, com um colóquio com o mote “Valores e Ética no Desporto”, a partir das 16:00 na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da UBI

Ainda no âmbito desta semana está patente na Biblioteca Municipal a exposição “A ética na vida e no desporto”, e a caravana “Centro de estágios de valores”, até dia 28.

Dia 27, no auditório da Escola Secundária Frei Heitor Pinto e na Piscina Municipal será apresentado o projeto Go Deeper.

A semana termina com o colóquio “Bandeira da Ética e Clube Top”, a ter lugar no Auditório Municipal, dia 28, a partir das 18:00.