A Associação de Diabéticos Serra da Estrela, que tem sede na Covilhã, aprovou ontem, em assembleia geral, o plano de atividades e orçamento para 2023, num valor total de 31.150 euros. De entre as ações propostas destaca-se a organização do 3º congresso nacional da diabetes.
Um congresso que ainda não tem tema, nem data definida, será uma parceria com a Federação Portuguesa das Associações com Diabéticos, informou o presidente da coletividade, Vítor Fazendeiro, no decorrer dos trabalhos.
Para além desta ação, no plano consta ainda a realização do segundo fórum da diabetes, continuar com a campanha de angariação de sócios com o objetivo de atingir 500 associados e dar continuidade a divulgação da associação, com a aposta na página web que está em construção.
Continuar as ações desenvolvidas pelo gabinete médico e de enfermagem, e alargar o raio de ação da associação, são outras das propostas que constam do plano.
Celebrar as datas ligadas à associação e à diabetes, promover debates e reuniões sobre a temática e na área do desporto construir um programa direcionado para a vertente diabética, no âmbito do exercício físico, com caminhadas acompanhadas, são outras rubricas inscritas no documento
Foi ainda referido durante a apresentação do orçamento que a associação tem um património, incluindo equipamento médico, no valor de cerca de 15 mil euros
O plano de atividades e orçamento foi aprovado pela unanimidade dos nove associados presentes.
Na reunião foi também aprovada por unanimidade uma alteração aos estatutos, no artigo respeitante à data de eleições, que passa de dezembro para setembro, por forma a melhor desenhar e acompanhar os planos de atividades anuais.
Foi também aprovado que os atuais órgãos sociais se mantêm em funções até setembro, por forma a acompanhar a realização do 3 congresso nacional da diabetes.