Após ter sido adiada no passado sábado, devido ao mau tempo, a partilha do mega bolo, que decorreu hoje, teve uma adesão “bastante positiva”, revelou Regina Gouveia, vereadora com pelouro da cultura na Câmara Municipal da Covilhã.
Em declarações à RCC, a autarca frisou que o facto de ter havido dois anos de interregno, devido à pandemia, “quebrou a tradição, que está agora a ser retomada”.
Apesar da alteração da data da iniciativa, Regina Gouveia sublinha que “há sempre vontade de fazer este tipo de ação”.
“Esta iniciativa trata-se de partilha e de ligar a uma quadra festiva aquilo que já está naturalmente ligado, que são as tradições gastronómicas”, destacou a vereadora.
Segundo a autarca, com esta atividade foi possível juntar, numa tarde, várias tradições, como é o caso do “bolo nevão”, tradicional da Covilhã, que foi acompanhado por um chá comunitário, “uma das marcas dos covilhanenses”, e pelo Grupo de Danças e Cantares do Paul, com as típicas canções desta quadra festiva.
O chá comunitário, pelo Nata Lisboa, foi servido em copos alusivos ao Natal com Arte, uma oferta do município, com a intenção de que venham a ser reutilizados nos próximos anos.
Por diversos motivos, Regina Gouveia afirmou que esta iniciativa “não é mais nem menos importante que outros programas, mas diferente”, defendendo, neste sentido, que “tem de continuar a existir”.
“Esta iniciativa é direcionada a todas as faixas etárias, porque tem a ver com uma quadra festiva que diz muito a muitas pessoas”, realçou a vereadora, acrescentando que “é fundamental que a cultura seja um universo de diversidade que vá ao encontro de vários tipos de público”.
De acordo com os pasteleiros presentes na iniciativa, para a confeção do tradicional “nevão”, que teve mais de 75 metros, foram necessários 50kg de farinha, 5kg de açúcar e margarina e 200 ovos.
O bolo foi confecionado pelas padarias Colmeia Doce, Padaria do Centro e Pérola Doce, com o patrocínio de Jopama.