Covilhã: Aldeias de Montanha mostram tradições na Praça do Município

As quatro Aldeias de Montanha do concelho da Covilhã, Cortes do Meio, Erada, São Jorge da Beira e Verdelhos, vão mostrar as suas tradições na iniciativa “A Montanha desce à cidade”, que vai decorrer na Praça do Município a 7 e 8 de janeiro.

O evento realizou-se pela primeira vez em 2018, repetindo-se no ano seguinte, sempre com assinalável êxito, destaca a vereadora com o pelouro da cultura, Regina Gouveia, mostrando-se confiante com a adesão do público à edição de 2023, a terceira, uma vez que nos últimos anos esta foi interrompida devido à pandemia.


Trata-se de uma mostra das tradições das Aldeias de Montanha e nos dois anos em que se realizou foi muito, muito especial”, frisa a autarca.

Na mostra existirão stands destas aldeias com mostra das suas tradições gastronómicas, paisagens e até os seus jogos tradicionais que miúdos e graúdos poderão experimentar.

Regina Gouveia destaca que “esta é uma experiência muito especial” que faz com que “as pessoas que vivem na cidade e que têm ligação a estas aldeias, se desloquem à Praça do Município com muito saudosismo, para reviver as vivências que conhecem muito bem”.

“Durante dois dias revivem-se estas tradições, por quem as conhece bem, e por quem sempre viveu na cidade e as quer conhecer, de uma forma muito intensa”, relata.

Este é um evento no âmbito da iniciava Natal com Arte a que se associa o “Canto das Janeiras”, que decorre no mesmo fim de semana, também na Praça do Município.

No Canto das Janeiras, que terá lugar dia 7 a partir das 16:00, participam os grupos A Grande Roda, Associação Cultural Desertuna – Tuna Académica da Universidade da Beira Interior, Cavaquinhos da Academia Sénior da Covilhã, Coro do Orfeão da Covilhã, Rancho Folclórico e Etnográfico do Refúgio e o Grupo de Cantares do Centro de Atividades da Câmara Municipal “Vozes do CAI”

foto arquivo