António Proença, fundador e empresário na IMPORQUÍMICA, doou vários instrumentos musicais que permitem a abertura do Solar da Comunidade dos Três Povos, uma Escola de Música que irá iniciar atividade este ano.
De acordo com a Junta de Freguesia dos Três Povos, António Proença “sugeriu criar uma Escola de Música para miúdos e graúdos”, com o objetivo de “proporcionar o estudo da música às pessoas da terra e criar a oportunidade para todos”.
“O Solar reúne todas as condições para se criar uma escola da música”, realça o empresário, acrescentando que, para dar início ao projeto, adquiriu diversos instrumentos musicais.
O presidente da Junta de Freguesia daquela localidade, Luís Cerdeira, sublinha que esta doação irá “contribuir fortemente para o desenvolvimento cultural da freguesia”.
“Há pessoas que fazem a diferença, é o caso do nosso benemérito. Iremos ajudar a concretizar o projeto, sem dúvidas e reservas, e assumir o compromisso de contratar alguns professores para o ensino da música”, afirma Luís Cerdeira, realçando que “é uma das formas de humanizar a Casa da Comunidade, que é um espaço aberto a todos”.
Entre os diversos instrumentos, a Junta de Freguesia destaca a doação de um saxofone, um trompete, um órgão, um acordeão, três violas, pratos, cavaquinhos, um adufe, ferrinhos, uma mesa de som e colunas, uma caixa e dois bombos.
Quanto ao valor investido, António Proença, citado em nota de imprensa, afirma não fazer sentido revelar o mesmo, uma vez que “foi oferecido com enorme prazer”.
A Escola de Música está sediada na aldeia das Quintãs, freguesia dos Três Povos, concelho do Fundão.