Maior rajada de vento em janeiro registou-se na Covilhã

Segundo o resumo climatológico de janeiro, do Instituto Português do Mar e Atmosfera (IPMA), a maior rajada de vento aconteceu no concelho da Covilhã, no dia 17, com uma intensidade de 121,3 km/h.

No site do IPMA está descrito que o mês de janeiro, em Portugal continental, classificou-se como quente em relação à temperatura do ar e normal em relação à precipitação.


Quanto a valores estremos, a temperatura mais baixa foi de -6.6 em Mirando do Douro, no dia 23 e a mais elevada de 22.4 em Alcácer do Sal no dia 1.

O maior valor da quantidade de precipitação em 24 horas foi de 188.2 mm e registou-se em Vila Nova de Cerveira no dia 1.

Já o vento registou a maior rajada na Covilhã no dia 17.

Durante o mês verificou-se alguma variabilidade dos valores de temperatura do ar, sendo de salientar valores de temperatura quase sempre acima da normal mensal no período de 7 a 17 e nos dias 20 e 21, com dias e noite amenas para a época. Por outro lado, a partir do dia 22, registou-se uma descida acentuada da temperatura em especial da mínima, que nos dias 26, 30 e 31 teve um valor médio no continente inferior a 0 °C.