Moagem: Espetáculo “Solo 30 – Coreografar uma autobiografia sem factos” em exibição nos dias 17 e 18

Ao abrigo do programa (Re)Cri’Arte, promovido pelo Município do Fundão, irá realizar-se, nos dias 17 e 18 de março de 2023, no auditório d’A Moagem – Cidade do Engenho e das Artes, no Fundão, o espetáculo de dança “Solo 30 – Coreografar uma autobiografia sem factos”, com conceção e interpretação de Thaís de Melo.

O espetáculo, para maiores de seis anos, terá a duração de 20 minutos e três sessões por dia, sendo elas às 20:00, 20:45 e 21:30.


“Como traduzir a vaga tristeza da vida? Abstrata, amorfa. Complicada, se não mesmo de impossível compreensão. Como traduzir o íntimo sem deformar a sua exatidão difusa? Sua profundidade obscura? Como traduzir o íntimo? – que se faz em si por ser intransmissível. Como falar a verdade, se a verdade é tão somente uma abstração? E mesmo com a melhor intenção, mente ser uma verdade que por algum consenso deixamos de a chamar de… ficção”.

De acordo com a nota de imprensa, são estas questões que “marcam uma pesquisa artística especialmente nutrida pelo saber psicanalítico sobre o inconsciente, em articulação com o desassossego narrado por Fernando Pessoa”. A investigação toma forma através de uma abordagem contemporânea do dançar e incorpora a experiência singular de tempo e de realidade.

O Programa (Re)Cri’Arte – Bolsas artísticas de longa duração teve como intuito conceder bolsas para o desenvolvimento de projetos relativos a qualquer área artística e como objetivos “apoiar, envolver, promover e fixar os artistas e outros técnicos de áreas de apoio ao desenvolvimento de atividades culturais, fomentando a criação artística e integrando-a no plano de programação da autarquia, contribuir para a renovação do tecido artístico regional e para a criação de novos públicos, incentivar o dinamismo e a inovação e desenvolver projetos que envolvam a comunidade”.

A entrada é gratuita, mas sujeita a reserva, podendo a mesma ser efetuada através do e-mail bilheteira.cultura.cmfundao@gmail.com ou do contacto telefónico 275 773 032.