A candidatura do Centro Hospitalar Universitário da Cova da Beira à modernização do bloco de partos foi aprovada e contemplada com 219 mil euros, foi anunciado pela Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde (DE-SNS).
A mesma fonte destaca que foram selecionadas 25 das 33 candidaturas a financiamento para modernização de blocos de parto em hospitais públicos, com uma verba 20 milhões de euros, valor inicial, que posteriormente, a 21 de março, teve um reforço de 7 milhões de euros.
“Algumas instituições contam ainda com um cofinanciamento de entidades terceiras, nomeadamente autarquias, para concretizar os projetos” nos seus blocos de parto, avançou também a DE-SNS, ao salientar que esta linha de financiamento “possibilitará, ao longo dos próximos meses, a concretização de obras de melhoria das condições para utentes e profissionais”.
No caso do CHUCB há a comparticipação da Câmara Municipal da Covilhã em 15% do valor da obra, 10% do Município do Fundão e 5% do Município de Belmonte.
Da Beira Interior, para além do CHUCB também a ULS Castelo Branco vai receber 737 mil euros.
No comunicado, a Direção Executiva do SNS refere que esta “é uma aposta séria” na qualificação das infraestruturas e dos respetivos equipamentos dos blocos de parto e garante que será realizada ainda este ano.