Cerca de uma dezena de entidades da região vão receber jovens estudantes oriundos de outros países no âmbito da próxima edição dos estágios de Mobilidade Rural UNITA, informa a Universidade da Beira Interior.
Segundo explica a UBI, a iniciativa permite a estudantes das universidades do consórcio UNITA conhecerem a realidade desta zona do país e, aos parceiros, beneficiarem do contacto com alunos espanhóis, franceses, italianos e romenos.
No quadro da preparação da 3.ª edição, que irá decorrer no verão de 2023, a UBI promoveu, no dia 17 de março, uma reunião de informação com as onze organizações que manifestaram interesse em colaborar nesta atividade de mobilidade rural.
Na reunião, que foi aberta pelo Reitor da UBI, Mário Raposo, e foi dirigida pelo Vice-Reitor para a área da Internacionalização, José Páscoa, estiveram representantes da ADERES, ANANDA Valley, BELTOUR, EMPDS Belmonte, Município do Fundão, Natura Glamping Gardunha, Pousada da Juventude da Serra da Estrela, Misericórdia do Fundão, Território do Côa, Parque de Campismo do Vale do Beijames, e VeraCruz Ventures. Estas entidades acrescentam ao projeto uma abrangência territorial significativa, sendo representantes dos concelhos de Belmonte, Covilhã, Fundão, Manteigas e ainda de municípios do norte do distrito da Guarda.
Com a Mobilidade Rural UNITA os estudantes têm a possibilidade de aplicar o seu conhecimento teórico em contexto real de trabalho numa entidade pública, privada com ou sem fins lucrativos, num país estrangeiro, durante um período mínimo de três semanas a dois meses, entre os meses de junho e setembro.
A candidatura para a 3ª edição encontra-se aberta até dia 31 de março, com 12 vagas disponíveis para os alunos espanhóis, franceses, italianos e romenos.