UBI coordena projeto que estuda soluções sustentáveis de eco-materiais para a construção

A Universidade da Beira Interior (UBI) é a coordenadora de um projeto internacional que visa “desenvolver soluções sustentáveis de eco-materiais para a construção, adsorventes de carbono, com inspiração na natureza”.

De acordo com a UBI, o “CSTO2NE – biomimicry and carbon adsorbent eco-materials for a climate-neutral economy” tem um financiamento da Comissão Europeia que ronda um milhão de euros e, adicionalmente, 300 mil euros do UK Research and Innovation (UKRI), do Reino Unido.


A iniciativa New European Bauhaus, da Comissão Europeia, inspirou o novo projeto “HORIZON-MSCA-2021-SE-01”, que terá duração de 4 anos (2023 a 2027) “e espera-se que produza contribuições significativas para o desenvolvimento sustentável na Europa e no mundo, no setor dos materiais de construção”, pode ler-se no comunicado.

A principal meta científica e tecnológica do CSTO2NE é “o desenvolvimento de novas abordagens de simbiose industrial, carbonatação acelerada e biomimética para reciclar e valorizar bio resíduos e sub-produtos industriais em novos eco-materiais para a construção”.

Envolvendo vários setores, o projeto pretende “criar uma economia circular, inovadora e criativa, inspirada no conceito New European Bauhaus”. Adicionalmente, tratando-se de uma ação Marie Sklodowlska Curie (MSCA) o CSTO2NE visa ainda “promover o intercâmbio internacional e intersectorial, desenvolvendo mais competências e oportunidades de carreira dos investigadores e especialistas das Instituições envolvidas”.

A coordenação é da responsabilidade do docente do Departamento de Engenharia Civil e Arquitetura (DECA), João Castro Gomes e, além de professores, investigadores e estudantes de doutoramento das unidades de investigação C-MADE e NECEda UBI, o projeto reúne investigadores e especialistas de várias outras universidades, empresas e indústrias europeias, nomeadamente: Bioxegy, Technical University of Denmark, Universidad Politécnica de Madrid, Universitat de Lleida, Centro de Biotecnologia de Plantas da Beira Interior, Politechnika Śląska, Brunel University London, Carbon8, Phyona e Henan Polytechnic University.

O Kickoff meeting do CSTO2NE decorreu na Polónia, nos dias 16 e 17 de fevereiro.