1º Torneio de Curling Interassociações terminou em ambiente de festa. “Um êxito a repetir”

Cerca de 40 elementos, entre sócios e dirigentes de coletividades do concelho da Covilhã, participaram no 1º Torneio de Curling realizado no país. Um Interassociações, organizado pela Federação de Desportos de Inverno de Portugal, com apoio da Câmara Municipal da Covilhã, e que decorreu na pista de gelo das Penhas da Saúde. Competição à parte, todos classificaram esta 1ª edição como “um êxito”.

Um desporto que não é de todo desconhecido, uma vez que é uma modalidade muito vista na TV, mas daí a entrar na pista e “varrer” vai uma grande distância. Praticamente todos os participantes eram caloiros, descreve o presidente da Federação, Pedro Flávio, ao repórter RCC João Ferreira, afirmando que quando surgiu a oportunidade de organizar um torneio, não foi desperdiçada.


“Surgiu a oportunidade de começar a criar um evento que divulgasse a modalidade, desafiámos a Câmara da Covilhã, para conseguirmos chegar às coletividades”, começa por contar, frisando que “ninguém sabia ao que vinha, mas acabou por se juntar um conjunto de pessoas empenhadas, e o torneio desenvolveu-se com um crescendo de entusiamo e energia”.

Os participantes começaram por aprender com os treinadores da modalidade, que orientaram as primeiras jornadas e a partir daí foi sempre a melhorar, chegando-se a um balanço final muito positivo, relata ainda Pedro Flávio.

“O retorno foi muito positivo. Hoje, que o torneio está a terminar, as pessoas já estão a pensar numa segunda edição e há mais coletividades que estão interessadas em participar”, revela o dirigente federativo, avançando que a “segunda edição do torneio está garantida, com mais equipas e mais prolongado no tempo”.

José Miguel Oliveira, vereador do desporto na Câmara Municipal da Covilhã, que integrou uma das equipas participantes, revela que é um desporto que se aprende com relativa facilidade, recomendando a prática.

Em termos oficiais, considera que a aposta da autarquia e da federação está ganha, vincando que é uma modalidade “que tem todas as condições para crescer no concelho”.

Francisco Mota, para além de participar, é o presidente da coletividade que ganhou o torneio, o Oriental de S. Martinho.

Tal como os outros atletas, começa por avisar que “foi uma novidade”, nunca tinha jogado, nem os outros integrantes da equipa. Resolveram participar pensando até que iriam ficar em últimos, ganhar foi “uma surpresa”.

“Quando começamos a ganhar foi uma surpresa e começámos a ver que gostávamos da modalidade. Vínhamos, desanuviávamos do stress do trabalho”. A participação revelou-se “muito refrescante a esse nível”, sublinha.

Francisco Mota considera este torneio “uma ideia muito feliz que pôs dirigentes e associados a participar, a conhecer uma modalidade nova”, defendendo que no próximo ano “haverá o triplo dos participantes”.

No torneio participaram 5 coletividades com 8 equipas.

Classificação

1º CCD Oriental de São Martinho

2º Ice Clube da Covilhã

3º Clube Nacional de Montanhismo da Covilhã

Seguindo-se as equipas Lobos da Neve (3), CCD Estrela do Zêzere (2), Lobos da Neve (1), CCD Estrela do Zêzere (1) e Lobos da Neve (2).