UBI: Serviços Académicos permitem marcações através do telemóvel

A gestão do atendimento presencial no balcão dos Serviços Académicos da Universidade da Beira Interior (UBI) passou a ser feita através do “sigä”, um software de gestão de atendimento.

Além das senhas em papel, o sistema permite tirar senhas digitais por via de um telemóvel, a partir da aplicação sigaApp. O serviço está disponível em qualquer lugar, com acesso à internet.


Entre as funcionalidades disponíveis na aplicação, encontra-se a possibilidade de seguir a evolução do atendimento, como o número da fila a ser atendido e tempo total do último atendimento.

A aplicação pode ser descarregada das lojas oficiais de aplicações móveis para Android e iOS.

O “sigä” é desenvolvido pelo Instituto de Informática da Segurança Social e está em utilização em diversas instituições públicas portuguesas, nomeadamente em todos os balcões da Segurança Social, num total de 15 entidades, e setores como a Administração Central, autarquias e universidades.

A sua aplicação prende-se com “a capacidade de resposta às exigências dos serviços de atendimento ao público”, sublinha a instituição.