A Câmara da Pampilhosa da Serra formalizou 14 contratos de atribuição de apoio financeiro a empresas, num total de aproximadamente 125 mil euros, no âmbito do Regulamento Municipal de Apoio ao Empreendedorismo.
Um regulamento de apoio “claramente dirigido às pequenas e médias empresas existentes no concelho e às que se queiram instalar-se de novo, porque, para termos pessoas no interior, tem de haver empresas, que criem postos de trabalho e riqueza”, disse à agência Lusa o presidente da Câmara, Jorge Custódio.
A medida, que entrou em vigor no início do ano, tem uma dotação de 250 mil euros.
Segundo Jorge Custódio, neste momento o valor total já está comprometido, com a aprovação de mais 13 candidaturas, que ainda não formalizaram o contrato de apoio, pelo que a medida “é um sucesso”.
“As candidaturas abriram a 02 de janeiro e no fim de março já estavam esgotadas”, realçou o autarca, adiantando que algumas empresas apoiadas vão instalar-se de novo no concelho e criar novos postos de trabalho.
O regulamento prevê comparticipações até 70% do investimento, até um limite de 10 mil euros, a fundo perdido, que podem ser majoradas até aos 80%, caso os novos investimentos incidam sobre a transformação de produtos regionais ou produzidos no concelho (sempre com os 10.000 euros como limite máximo).