IV Feira Ibérica do Teatro do Fundão apresenta 17 espetáculos entre 28 de junho e 1 de julho

A IV Feira Ibérica de Teatro do Fundão, a realizar entre os dias 28/06 e 01/07, definiu a sua programação. Após analisar quase 500 propostas, decidiu a apresentação de 17 espetáculos e diversas atividades profissionais, revela em nota de imprensa.

A organização avança que haverá espetáculos de teatro, dança, circo e rua, de companhias de Portugal, Espanha e Itália, durante quatro dias, em diversos espaços da cidade do Fundão, como o Auditório da Moagem, Octógono, Multiusos, Praça do Município e Praça Amália Rodrigues.


“A programação é o resultado da avaliação de 468 propostas oriundas de 8 países, facto que confirma o interesse e adesão a este projeto que tem crescido em força e base cultural para um verdadeiro contributo à criação de um necessário mercado ibérico das artes do espetáculo”, está descrito na nota enviada à RCC.

De acordo com a organização, a feira tem por objetivo principal promover intercâmbios comerciais entre companhias e gestores culturais, portugueses e espanhóis, como oportunidade de dinamização da atividade do teatro no mercado cultural ibérico.

“O Fundão tem a honra de ser a única cidade de Portugal a promover uma Feira Ibérica de Teatro e acolher centenas de profissionais da classe artística da península ibérica. Serão, certamente, dias de muita troca comercial e efervescência cultural na nossa comunidade”, afirma José Alexandre Barata, diretor da companhia ESTE – Estação Teatral e membro da Comissão Executiva da Feira Ibérica de Teatro do Fundão, uma coorganização com o Município do Fundão que conta com o apoio da DGArtes.

Além dos 17 espetáculos, 8 de Portugal, 8 de Espanha e 1 de Itália, a programação da Feira Ibérica de Teatro contará, ainda, com diversas atividades profissionais, nomeadamente as “jornadas de cooperação ibérica das artes do espetáculo”, dedicadas à organização do sector e associativismo, os “encontros comerciais” que facilitarão contactos e explorarão oportunidades e possibilidades de circulação e programação nos dois países, e também uma Mesa-debate subordinada ao tema – “Quem nos viu e quem nos vê – estratégias de relação com os públicos”.

O Júri da IV Feira Ibérica, constituído por diversos profissionais de referência das artes do espetáculo de Portugal e Espanha, irá atribuir o Prémio de Melhor Espetáculo e os espectadores também poderão votar nos seus espetáculos preferidos, atribuindo o Prémio do Público.

Programação 2023 AQUI