Mestrado em Design de Moda recebe acreditação máxima

A A3ES – Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior validou por seis anos, o período máximo permitido por lei, o curso de 2º ciclo em Design de Moda da Universidade da Beira Interior (UBI).

Com 87,34% do corpo docente doutorado e mais de metade especializados na área científica fundamental do Mestrado, a Comissão de Avaliação Externa (CAE) refere que o Ciclo de Estudos (CE) “dispõe de um corpo docente academicamente qualificado e especializado, ao qual reconhece mérito pelo esforço e dedicação”, destacando a “colaboração com os alunos para garantir o sucesso académico”.

O Relatório da CAE, que sustenta a decisão, refere que ao longo dos últimos anos “a nota média de entrada no curso sofreu um aumento e a procura pela formação que integra o Departamento de Artes mantém-se consistente, com um volume de candidaturas sempre superior ao número de vagas disponíveis”. Para esta procura têm contribuído fatores como a “forte aposta na internacionalização e na divulgação feita pela universidade e pela direção do curso”, pode ler-se me nota de imprensa.


O curso de 2.º Ciclo de Design de Moda, está integrado na oferta formativa da Faculdade de Artes e Letras da UBI (FAL-UBI) e pretende “relacionar as necessidades da indústria com a criação de produtos de valor acrescentado para o mercado da Moda, formando profissionais capazes de gerir equipas e interpretar tendências de mercado, bem como de realizar investigação e desenvolver soluções de projetos de design complexos e inovadores”.

Com o apoio de estruturas que cobrem todo o processo produtivo têxtil, desde a conceção e projeto de protótipos de produtos de moda e oficinas e ateliês abertos 24 horas por dia, o CE baseia-se numa estrutura de ensino multidisciplinar, “que prepara os alunos para oportunidades profissionais em empresas industriais ou comerciais, ateliers de design, empresas de consultoria, para trabalhar em formato freelance ou para prosseguir para o 3º Ciclo/Doutoramento, da mesma área.

No processo de acreditação, a CAE refere ainda como mais-valia “as várias estruturas que oferecem apoio aos estudantes, como a Associação Académica, o Provedor do Estudante, o Gabinete de Desenvolvimento e Apoio Educativo (GDAE), o Gabinete de Internacionalização e Saídas Profissionais (GISP) e o Gabinete de Qualidade”.


O curso de 2º ciclo em Design de Moda faz parte dos mestrados que vão ter candidaturas abertas, já este mês, entre 15 de maio e 16 de junho.