A Feira de São Tiago, que vai este ano para a edição 610, conta com as atuações de Nininho Vaz Maia (14), Rui Veloso (15), Nena (16), Carlão (21), Mariza (22), Ivandro (23), Quinta do Bill e Orquestra da EPABI (24) e Toy (25).
A informação foi avançada por José Miguel Oliveira, vereador com o pelouro das feiras e eventos na Câmara Municipal da Covilhã, na conferência de imprensa do evento, que teve lugar hoje, dia 25.
“Temos vindo a apostar cada vez mais no certame, como sendo um dos maiores da região na altura em que se insere”, sublinhou o autarca, frisando ainda necessidade da aposta na intensificação da marca.
O novo logótipo do evento não é a única novidade desta edição, uma vez que existem concertos aos domingos à noite, onde, este ano, irão atuar Nena e Ivandro.
No ano passado, em dias com bilheteira, passaram pelo certame mais de 68 mil pessoas, sendo que, no total dos dias do evento, estiveram presentes cerca de 100 mil pessoas, um número considerado “muito importante para os comerciantes e para o concelho da Covilhã”.
“A ideia é sabermos aproveitar e tirar o melhor daquilo que a Feira de São Tiago tem para oferecer, permitindo que os nossos comerciantes e feirantes possam apresentar aquilo que têm para vender a quem nos visita”, destacou José Miguel Oliveira.
“Ambicioso” e “eclético” foram os adjetivos escolhidos para caracterizar o cartaz deste ano.
“Optámos por um programa que toque em vários públicos. Um programa que vá desde os petizes aos graúdos, desde aqueles que gostam de música mais tradicional aos que gostam de música mais alternativa”, revelou o autarca durante o seu discurso.
O certame totaliza um investimento de 300 mil euros, sendo que o cartaz ocupa entre 30% a 40% desse valor, vincou José Miguel Oliveira, acrescentando que, até ao momento, estão inscritos cerca de 48 expositores, um número que “deverá ser ultrapassado”, uma vez que o prazo para as inscrições ainda não terminou, frisou.
“A ideia é que possamos trazer mais artesãos, produtos e diversidade”, disse José Miguel Oliveira, garantido que esse trabalho “está a ser feito” e que os covilhanenses irão ter uma “surpresa muito agradável”.
À semelhança dos anos anteriores, a entrada vai ser tarifada nos dias dos concertos e gratuita nos restantes dias, havendo, no entanto, um “ligeiro acréscimo” na sexta-feira e no sábado.
Na sexta-feira, o custo do bilhete será de 2 euros, no sábado, 4 euros e 2 euros aos domingos.
O município justifica este acréscimo com a “aposta na qualidade de cartaz”, frisou o vereador.
Durante a conferência de imprensa, José Miguel Oliveira afirmou que este “ainda não é o modelo” que o município pretende.
“Necessitamos de investir mais e assumir claramente que a Feira de São Tiago é um produto que tem ainda mais capacidade de ser explorado. Este ano, o espaço onde irá estar o município é maior, mas podia ser ainda maior”, destacou o autarca.
“Mais importante que isto, é dar passos sólidos na consolidação da marca e do evento”, frisou José Miguel Oliveira, garantido que esses passos “estão a ser dados”.
“Se olharmos para a Feira de São Tiago há 10 anos e olharmos para ela hoje, estamos perante um produto e uma marca indubitavelmente maior”, concluiu.
Em última nota, José Miguel Oliveira salientou que, nos dias dos concertos de artistas nacionais, 30% a 40% dos visitantes não pertencem ao concelho da Covilhã, um número que “mostra claramente o potencial que ainda está por explorar”.
João Marques, presidente da direção da Associação Empresarial da Covilhã, Belmonte e Penamacor (AECBP), disse ser “um orgulho poder contribuir para tudo o que seja um motor para economia local e para a dinamização dos empresários da região”.
A Feira de São Tiago terá lugar entre 14 e 25 de julho, sendo que o prazo para as inscrições nos expositores termina no dia 30 de junho.