No âmbito da iniciativa “Odisseia Nacional”, o Teatro Nacional D. Maria II apresenta no Teatro Municipal da Covilhã (TMC~), a 20 de maio (sábado), às 21h30, a peça “O Misantropo”, de Hugo van der Ding e Martim Sousa Tavares.
Trata-se de uma adaptação de textos Molière para a realidade portuguesa do séc. XVIII. conta no seu elenco com Ana Guiomar, Manuel Moreira, David Esteves, Inês Vaz, Joana Bernardo, João Vicente, José Neves e Manuel Coelho.
Ainda no âmbito da “Odisseia Nacional” e em parceria com o TMC~, realizam-se mais três iniciativas na Covilhã.
No dia 19 de maio (sexta-feira), às 11h30, no TMC~, realiza-se “Viagem Por Mim Terra”, de Venâncio Calisto, ator, encenador e dramaturgo de nacionalidade moçambicana a residir em Portugal desde 2019.
“Viagem Por Mim Terra” é um projeto de escrita para cena, que procura “narrativas e personagens reais e imaginárias que compõem a experiência de um criador moçambicano em viagem no território português.” Este será um processo de escrita itinerante e interativo, sendo que a recolha e experimentação do material criativo ou dramatúrgico resultará do encontro entre o criador e diferentes cenários, situações, comunidades, culturas e vivências em Portugal, através do diálogo com um grupo de profissionais de teatro do Teatro das Beiras. No dia 19 de maio (sexta-feira), às 11h30, abrimos ao público o resultado deste processo criativo, convidando a que a Viagem Por Mim Terra continue.
Talkie-Walkie com Manuel Tur, “Ato de arrebanhar e outras Transumâncias” é uma iniciativa do Teatro Nacional D. Maria II, em parceria com a Fundação Calouste Gulbenkian, e neste projeto, com o TMC~.
É também um projeto artístico comunitário inserido no programa “Odisseia Nacional”.
Talkie-Walkie e Manuel Tur têm vindo a trabalhar com uma comunidade de pessoas que vivem na Covilhã e que, apesar de carregarem bagagens muito distintas, se encontraram graças a este projeto.
Ao longo das últimas semanas reuniram objetos, fotografias, histórias, jornais, superstições, lendas e tudo o que foram descobrindo sobre a Covilhã. Foi assim construído um percurso, uma assembleia em transumância, arrebanhando e questionando sobre o que foi e o que está para vir.
No dia 21 de maio (domingo), às 17h00, vão mostrar o percurso, que começa no Museu da Covilhã, e termina no Mercado Municipal.
Por fim, a “Odisseia Nacional” despede-se da Covilhã no dia 22 de maio (segunda-feira), às 14h30, no TMC~, com uma atividade de formação destinada a profissionais da Cultura, designada “Projetos de Participação e Território”, por Ana Bragança.
Bilhetes para Misantropo custam 6 euros com descontos, + 65 anos / – 30 anos: 4,5 euros, disponíveis na bilheteira do TMC~, Ticketline e Worten.
Viagem Por Mim Terra tem lotação limitada. Os bilhetes são gratuitos com levantamento presencial na bilheteira do TMC~.
Talkie-Walkie com Manuel Tur |“Ato de arrebanhar e outras Transumâncias” tem participação gratuita. Ponto de encontro: Museu da Covilhã.