A previsão de valores elevados de temperatura máxima na Beira Interior levou o IPMA a colocar a região sob aviso amarelo até às 18:00 de dia 28.
Segundo a mesma fonte, na Covilhã, as máximas previstas para este período podem atingir os 38 graus e as mínimas não devem baixar dos 20.
Recordar que também a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil alerta para o risco de incêndio que esta situação climática acarreta.
Na Beira Interior, os concelhos a sul encontram-se em risco máximo de incêndio, nomeadamente, Proença-a-Nova, Vila de Rei, Mação e Vila Velha de Rodão.
Em risco muito elevado estão Covilhã, Belmonte, Fundão, Manteigas, Sabugal, Guarda, Almeida, Sertã, Oleiros, Castelo Branco e Idanha-a-Nova.
Em risco elevado estão Pampilhosa da Serra, Seia, Gouveia, Guarda, Fornos de Algodres, Celorico da Beira, Pinhel, Figueira de Castelo Rodrigo e Mêda.
Em risco moderado estão Trancoso e Aguiar da Beira
A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) recorda que, de acordo com as disposições legais em vigor, nesta época do ano é proibido fazer queimada extensiva sem e que nos dias de risco de incêndio é Muito Elevado e Máximo é proibido fazer Queima de Amontoados Sem autorização ou sem comunicação prévia; utilizar fogo para a confeção de alimentos em todo o espaço rural, salvo se usados fora das zonas críticas e nos locais devidamente autorizados para o efeito; fumigar ou desinfestar em apiários exceto se os fumigadores tiverem dispositivos de retenção de faúlhas; usar motorroçadoras, corta-matos e destroçadores.
A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil recomenda a adequação dos comportamentos e atitudes face à situação de perigo de incêndio rural, nomeadamente a adoção das necessárias medidas de prevenção e precaução, de acordo com a legislação em vigor, e tendo especial atenção à evolução do perigo de incêndio neste período.