UBI: Aluna de doutoramento recebe Bolsa Fulbright para investigar nos Estados Unidos

Diana Gomes, aluna de doutoramento da Universidade da Beira Interior (UBI), foi contemplada com uma das Bolsas Fulbright para Investigação, com o apoio da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT).

A estudante do 3º ciclo em Bioquímica terá a oportunidade de integrar a equipa de Nicholas Vecchiarello, na Universidade da Virgínia, como investigadora visitante.


Diana Gomes desenvolve no Centro de Investigação em Ciências da Saúde da UBI (CICS-UBI) uma investigação “centrada na exploração de fármacos específicos para o tratamento do cancro do colo do útero, com recurso à biossíntese e purificação das oncoproteínas HPV E6 e E7”, pode ler-se na página da instituição.

Durante a estadia de quatro meses nos Estados Unidos vai trabalhar a “síntese e caracterização de novas resinas cromatográficas, visando a purificação de proteínas de difícil isolamento”.

O concurso à Bolsa Fulbright para Investigação com o apoio da FCT decorreu entre dezembro de 2022 e janeiro de 2023, para o ano académico de 2023/2024. O Comité de Seleção composto por membros do Conselho Diretivo da Comissão Fulbright e da FCT selecionou 18 candidatos, de várias áreas científicas.

Bolsa Fulbright para Investigação decorre da parceria estabelecida há já oito anos entre as duas instituições e que tem como principal objetivo “apoiar bolseiros de doutoramento diretamente financiados pela FCT, que tenham previsto, no âmbito do seu plano de formação, a realização de um período de investigação numa universidade ou centro de investigação norte-americano, com uma duração de quatro a nove meses”.

Os selecionados para as bolsas Fulbright vão iniciar os seus programas de investigação a partir de setembro deste ano.