Diana Gomes, aluna de doutoramento da Universidade da Beira Interior (UBI), foi contemplada com uma das Bolsas Fulbright para Investigação, com o apoio da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT).
A estudante do 3º ciclo em Bioquímica terá a oportunidade de integrar a equipa de Nicholas Vecchiarello, na Universidade da Virgínia, como investigadora visitante.
Diana Gomes desenvolve no Centro de Investigação em Ciências da Saúde da UBI (CICS-UBI) uma investigação “centrada na exploração de fármacos específicos para o tratamento do cancro do colo do útero, com recurso à biossíntese e purificação das oncoproteínas HPV E6 e E7”, pode ler-se na página da instituição.
Durante a estadia de quatro meses nos Estados Unidos vai trabalhar a “síntese e caracterização de novas resinas cromatográficas, visando a purificação de proteínas de difícil isolamento”.
O concurso à Bolsa Fulbright para Investigação com o apoio da FCT decorreu entre dezembro de 2022 e janeiro de 2023, para o ano académico de 2023/2024. O Comité de Seleção composto por membros do Conselho Diretivo da Comissão Fulbright e da FCT selecionou 18 candidatos, de várias áreas científicas.
Bolsa Fulbright para Investigação decorre da parceria estabelecida há já oito anos entre as duas instituições e que tem como principal objetivo “apoiar bolseiros de doutoramento diretamente financiados pela FCT, que tenham previsto, no âmbito do seu plano de formação, a realização de um período de investigação numa universidade ou centro de investigação norte-americano, com uma duração de quatro a nove meses”.
Os selecionados para as bolsas Fulbright vão iniciar os seus programas de investigação a partir de setembro deste ano.