O docente da Universidade da Beira Interior (UBI), Bruno Ferreira Costa, é um dos premiados com a Cátedra Jean Monnet 2023.
A cátedra será implementada nos próximos três anos, assegurando o desenvolvimento de investigação e atividades na área da ciência política. Terá como sede a UBI, na Unidade de Investigação Praxis – Centro de Filosofia, Política e Cultura, anuncia a universidade em nota de imprensa.
O projeto aprovado intitula-se POLMEDIA_EU – Sistemas Políticos, Participação Política e Media na União Europeia, tendo os avaliadores salientado o perfil do investigador responsável, a qualidade do projeto e o impacto da cátedra na região da Beira Interior como fatores determinantes para o sucesso da candidatura.
A call deste ano contou com mais de 150 candidatos, tendo o docente do Departamento de Comunicação, Filosofia e Política da UBI obtido o financiamento máximo disponível para este projeto (50 mil euros).
A Cátedra Jean Monnet é uma posição docente atribuída a especialistas nas temáticas europeias, com o objetivo de disseminar a investigação efetuada em temas determinantes para o futuro da UE, sendo a primeira vez que a Cátedra é atribuída a um docente da UBI.
Com este projeto serão organizados diversos seminários, conferências, workshops e uma pós-graduação na área do projeto, bem como desenvolvida uma estratégia de cooperação com parceiros da Colômbia, Indonésia, Argélia e Ucrânia.