“Os Cronheiros – Terras do Teixo” regressa amanhã ao Teixoso

O certame “Os Cronheiros – Terras do Teixo” regressa ao Teixoso amanhã, dia 28, com “novidades que resultam num crescente investimento financeiro, logístico e também de recursos humanos”, revela a União de Freguesias em nota de imprensa.

Amanhã, dia 28, o DJ covilhanense David Santos subirá ao palco depois da banda “Rosa Negra” que, há vários anos, marca presença no evento, “garantindo uma noite de música portuguesa bem animada”.


Sábado, dia 29, destaque para o concerto da banda nacional de rock “UHF”, que atua no palco do Salão, situado no Largo das Moitinhas. Mantém-se o tradicional palco do Adro, na Praça de Portugal, que receberá, em estreia, a banda “25 graus”, também no sábado.

O dia 30 é, mais uma vez, reservado para os “artistas da terra”, com um concerto deRúben de Matos e DJ Solid State. Paralelamente, haverá animação com grupos de bombos e teatro de rua, para além de “divertimentos para os mais novos e oficinas de artes e ofícios”.

No documento enviado à RCC, a autarquia sublinha que as ruas estão a ser decoradas com as cores da União de Freguesias, “com esquemas e design criativos, procurando chamar a atenção para a necessidade de reutilização do plástico, para a criação de novos produtos e para a poupança energética, recorrendo ao led, mais eficiente e ecológico”.

“A festa, que pretende homenagear o povo teixosense, tem uma forte componente de valorização da identidade e de promoção da cultura local”, refere, vincando que a marcha popular da UF, que em junho se estreou na Covilhã, irá desfilar no dia de abertura do certame.

No sábado, será a vez da projeção, em filme, dos Quadros Vivos, representados em março passado. No domingo, terá lugar o teatro “Zé Pacóvio”, com a participação de atores amadores do Teixoso, bem como um peddy-paper para as famílias mostrarem o que conhecem sobre o Teixoso.

O evento conta com as tradicionais tasquinhas de artesanato, gastronomia regional, ofícios tradicionais e animação musical.