A Universidade da Beira Interior promove, através do Programa Impulso Adultos, o curso em Laboratório de Teatro e Participação Social, uma formação que pretende fornecer aos alunos ferramentas teatrais que estimulem a noção de si e a participação social através da performance artística.
A formação dirige-se a pessoas com pelo menos o ensino secundário completo e que tenham interesse nas áreas artística e teatral e é lecionado pelo Departamento de Sociologia da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas. Segundo se lê no site da universidade, este laboratório “é uma oferta formativa inovadora na região que fornece ferramentas valiosas de dinamização da sociedade, quer enquanto forma de manifestação social e comunitária como também enquanto abordagem de intervenção e desenvolvimento”.
O laboratório divide-se ao longo de 27 horas presenciais, divididas em sessões semanais de três horas nas áreas de antropologia, coreografia, representação e sociologia. Organizado em 5 módulos – Corpo, Self e Empoderamento (1 sessão), Introdução ao Movimento Criativo (2 sessões), Participação Social e Cívica (1 sessão), Técnicas Teatrais (4 sessões) e Práticas Artísticas Participativas (1 sessão) – o curso é lecionado pelas formadoras Catarina Sales Oliveira, Marisa Marques, Juliana Gama e Sílvia Ferreira
As candidaturas estão abertas entre 31 de julho e 8 de setembro e pode ser efetuadas aqui.