A Organização Mundial do Turismo (OMT) distinguiu o conjunto patrimonial Aldeias Históricas de Portugal como “exemplo de boas práticas”, anunciou, dia 7, esta associação de desenvolvimento.
Trata-se de “um novo reconhecimento por parte da instituição”, após ter premiado, em 2021 e 2022, a Aldeia Histórica de Castelo Rodrigo, no concelho de Figueira de Castelo Rodrigo, como uma das “Melhores Aldeias Turísticas” e ter atribuído o mesmo galardão à Aldeia Histórica de Castelo Novo, no concelho do Fundão.
No seu mais recente estudo sobre o turismo em áreas rurais, intitulado ‘Turismo e Desenvolvimento Rural: Uma Perspetiva Política’, a OMT faz “várias considerações sobre o panorama atual e os passos a seguir” e é neste contexto que as Aldeias Históricas de Portugal surgem “como exemplo de boas práticas”.
“As Aldeias Históricas de Portugal (AHP) são um dos seis destinos do planeta reconhecidos pela OMT como uma inspiração e um exemplo de boas práticas no setor”, afirma em comunicado a AHP – Associação de Desenvolvimento Turístico (ADT).
O trabalho desenvolvido pela rede Aldeias Históricas de Portugal é distinguido pela OMT “ao lado de iniciativas da Áustria, Vietname, Geórgia, Líbano, Andorra e Malásia”.
Na fase inicial, a associação portuguesa “focou-se nas infraestruturas, na reabilitação das Aldeias Históricas e no desenvolvimento das atividades económicas ligadas ao turismo”.
“Agora – destaca a Organização Mundial do Turismo – as AHP têm feito um esforço para reforçar áreas como a comunicação, a animação turística e as relações com os agentes públicos e privados e as comunidades locais”.
Castelo Novo, Belmonte, Almeida, Castelo Mendo, Castelo Rodrigo, Idanha-a-Velha, Linhares da Beira, Marialva, Monsanto, Sortelha, Trancoso e Piódão são as 12 Aldeias Históricas de Portugal.