A Câmara Municipal de Belmonte aprovou por maioria, na reunião pública do executivo realizada ontem, o encerramento dos estabelecimentos de ensino pré-escolar situados em Colmeal da Torre e em Carvalhal Formoso, transferindo assim as crianças para escolas de Belmonte.
António Dias Rocha, presidente do Município, apontou o reduzido número de crianças nestas escolas – quatro no pré-escolar de Colmeal da Torre, cinco no de Carvalhal Formoso – argumentando ainda que “nenhum dos espaços tem as condições indispensáveis para lá manter as crianças, que estariam mais bem servidas em Belmonte”. Além de Belmonte, colocar as crianças em Caria é outra opção a ponderar, visto “haver espaço”.
O executivo afirmou que falou com os dois presidentes de junta de freguesia, que “acharam por bem que estas crianças pudessem inscrever-se onde quiserem”. Esta decisão é também uma forma de “rentabilizar as auxiliares que estão quer no Colmeal quer no Carvalhal”.
José Mariano, vereador eleito pelo PSD, votou contra esta deliberação, defendendo que “a educação não tem preço” e que “essas localidades vão ficar mais pobres porque vão perder uma unidade de educação”.
Já Carlos Afonso, vereador eleito pela CDU, apesar de ter votado favoravelmente, deu nota que é importante ter atenção aos transportes destas crianças.
António Dias Rocha, contudo, deixou claro que esta deliberação do executivo não seguirá em frente sem um diálogo prévio com os pais das crianças. “Vamos entrar em diálogo com os pais e solicitar apoio à junta de freguesia no sentido de encontramos as melhores soluções que sirvam estas crianças. Vamos analisar as situações e só o faremos se os pais concordarem, se houver soluções nos transportes, se estiver tudo tranquilo”, disse.
Com a garantia de ouvir os pais antes da decisão final, o presidente afirmou que, depois desse diálogo, o executivo “trará de novo o assunto à Câmara Municipal”.
A deliberação foi favoravelmente votada por quatro eleitos e com um voto contra.
Também na passada reunião pública, o executivo decidiu favoravelmente quanto à extinção do Jardim de Infância de Caria, integrado no Centro Escolar de Caria, que passará a ser denominado Centro Escolar de São Marcos. António Dias Rocha informou, porém, que esta é uma “deliberação que fica em stand-by até termos a opinião do Sr. Presidente da Junta de Caria”.
Fotografia: Jardim de Infância Colmeal da Torre