A Câmara Municipal do Fundão, por deliberação na passada reunião pública, aprovou a atribuição por unanimidade de 10 bolsas de estudo a estudantes do ensino superior do Fundão em instituições nas imediações do concelho, nomeadamente a Universidade da Beira Interior, Instituto Politécnico da Guarda e Instituto Politécnico de Castelo Branco.
O número de bolsas, previsto para nove, aumentou por sugestão da bancada do Partido Socialista. Sérgio Mendes, vereador, questionou o executivo acerca de atribuir uma bolsa “principalmente aos membros que dedicam o seu tempo à causa humanitária”. A sua proposta foi de atribuir uma bolsa nos Bombeiros na área da proteção civil, proposta que vem já do ano passado.
Em resposta a Sérgio Mendes, o executivo, pela voz de Miguel Gavinhos, vice-presidente do executivo do Fundão, deliberou a atribuição no valor da propina do Instituto Politécnico de Castelo Branco para formação na área da proteção civil, “uma área tão cara e que se enquadra perfeitamente no universo da deliberação da assembleia municipal em apoiar os bombeiros”.
As bolsas de estudo para o ano letivo de 2023/24, disponibilizam-se a estudantes que ingressem a primeira vez no ensino superior nas licenciaturas ou mestrados integrados de Engenharia Informática, Engenharia Eletrotécnica, Engenharia Eletromecânica, Matemática e Aplicações e Medicina da UBI; Engenharia Informática, Engenharia Eletrotécnica e das Telecomunicações, Engenharia Biológica e Alimentar e Agronomia do Instituto Politécnico de Castelo Branco; e nas licenciaturas de Engenharia Informática e Mecânica e Informática Industrial do Instituto Politécnico da Guarda.
Acrescenta-se a estas a bolsa atribuída a estudantes que ingressem no Curso Técnico Superior Profissional em Proteção Civil, proposta pela bancada do PS e aprovada unanimemente.
As candidaturas aos apoios devem ser submetidas no prazo máximo de cinco dias apóis a matrícula na respetiva instituição de ensino superior. As demais informações deverão ser consultadas no Regulamento.