UBI seleciona representantes para concurso “My PhD Thesis in 3 minutes”

Antonieta Tourais (Psicologia Clínica e da Saúde) e Rafaela Caetano (Economia) são as duas alunas de doutoramento que vão representar a Universidade da Beira Interior (UBI) na final do concurso “My PhD Thesis in 3 minutes”.

A competição, dirigida a alunos de 3º ciclo das instituições da aliança UNITA, desafia os estudantes a apresentarem a investigação que estão a desenvolver em apenas três minutos.


A final vai ter lugar em França, na Universidade de Pau and Pays de l’Adour (UPPA), a 22 de setembro.

A tese que está a ser desenvolvida por Antonieta Tourais tem como tema “Psicologia de emergência: Características psicológicas dos interventores em crise e catástrofe. Contributos para a construção de um modelo explicativo dos processos psicológicos inerentes às situações de catástrofe”.

O principal objetivo é “avaliar características psicológicas e experiências vivenciadas de quem trabalha nas áreas da intervenção em emergência”, de acordo com a instituição.

Rafaela Caetano, por sua vez, estuda “a transferência de indústrias poluentes dos países desenvolvidos para os países em desenvolvimento e tem como principal objetivo perceber de que forma a causa para esta transferência pode ser atualizada de acordo com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável propostos pelas Nações Unidas, evitando, assim, os efeitos nocivos para o ambiente”.

As duas selecionadas competiram na UBI com cerca de uma dezena de concorrentes, tendo convencido o júri constituído por Sílvia Socorro, vice-reitora para a Investigação, Inovação e Desenvolvimento da UBI, António Tomé, presidente do Instituto Coordenador da Investigação, e Francisco do Adro, do UNITA Office da UBI.

Durante a sessão, que decorreu no início de julho, Sílvia Socorro destacou “a importância do concurso enquanto momento para refletir sobre a investigação”.

“É uma iniciativa muito interessante, que se constitui como um grande desafio. Permite treinar as capacidades de comunicação e ajuda a perspetivar a maneira como posicionam a investigação para os outros”, referiu a Vice-Reitora, destacando a diversidade de áreas científicas presentes na final da UBI, com alunos provenientes de várias faculdades.