A 17.ª Volta a Portugal de Juniores, a corrida mais importante do calendário nacional de sub-19, corre-se entre amanhã e domingo, na região das Beiras e Serra da Estrela, com a partida para a 1.ª etapa a ter lugar na Covilhã.
O pelotão nacional, enriquecido por equipas vindas de fora, terá pela frente 424 quilómetros, distribuídos por quatro etapas, uma das quais com dois setores. Antes da prova, nas instalações da Universidade da Beira Interior, tem lugar a palestra “Ética no Desporto”, hoje às 18:00.
A corrida começa às 12:30, com a primeira etapa, que vai ligar a Covilhã ao Fundão, através de um itinerário de 111 quilómetros. A subida de Vales do Rio, a 12,3 quilómetros da chegada, poderá impedir uma disputa massiva, cerca das 15:25, horário esperado para o final da etapa.
A etapa começa na Praça do Município, o pelotão segue pela rua Marquês D’Avila e Bolama, em direção ao Teixoso, seguindo depois para Caria, Monte do Bispo, Benquerença, Meimoa, Penamacor, Pêro Viseu, Fundão (passagem pela meta), Vales do Rio, Dominguizo, Alcaria, terminando no Fundão, na Avenida da Liberdade.
Quanto ao transito na Covilhã, na quinta-feira, estará interdito, entre as 08:00 e as 16:00, nos dois sentidos, na Rua António Augusto de Aguiar, desde o cruzamento com a Rua da Barbacã e a Praça do Município, com exceção para a circulação de Táxis de/e para a praça de Táxis.
Haverá corte de trânsito em torno da rotunda da Praça do Município, entre as 11H15 (início da cerimónia de apresentação das equipas) até às 12H30 (início da prova), devendo neste período de tempo, o trânsito circular diretamente entre as ruas Visconde da Coriscada e Ruy Faleiro; possibilidade das viaturas provenientes da Rua Comendador Campos Melo virarem à esquerda para a Rua Visconde da Coriscada; possibilidade das viaturas provenientes das ruas Visconde da Coriscada e Comendador Campos Melo entrarem diretamente para a Rua Capitão Alves Roçadas.
Haverá interdição total do estacionamento na Rua António Augusto de Aguiar, desde o cruzamento com a Rua da Barbacã e a Praça do Município, dos dois lados, com exceção para a praça de Táxis, para estacionamento de viaturas das equipas na faixa de rodagem do lado esquerdo no sentido Mercado/Praça do Município.
Referir que no período entre 23 e 27 de agosto, em diversas artérias da cidade em que serão estacionadas viaturas das equipas, haverá condicionamento de transito e estacionamento.