Fundão: “Tradição milenar de comunicação dos pastores da Serra da Estrela” em exposição n’A Moagem a partir de dia 9

Irá realizar-se, dia 9, às 17h:00, n’ A Moagem – Cidade do Engenho e das Artes, no Fundão, a inauguração da exposição “Relatório preliminar: corno-traqueia”, de Alexandre Delmar e Maria Ruivo.

Esta exposição “reflete sobre a tradição milenar de comunicação dos pastores da Serra da Estrela com os seus animais de pastorícia” e apresenta parte de um projeto maior que os artistas em residência desenvolveram no Fundão, com o apoio da bolsa de longa duração do programa (Re)Cri’Arte, promovido pela autarquia fundanense.


A exposição “Relatório preliminar: corno-traqueia” patenteia a tradição de comunicação dos pastores, num “mecanismo de produzir e interpretar sons entendido como linguagem comum e o lugar de conexão que aproxima o homem do animal”, pode ler-se em nota de imprensa.

Esta exposição estará patente até dia 5 de novembro, de terça-feira a domingo, das 14:00 às 17:00.

De 15 a 17 de setembro, a peça “A Fala das Cabras e dos Pastores” da Serra da Estrela será instalada na vila de Alpedrinha, com uma projeção no Palácio do Picadeiro e outra na Capela do Leão, inserida na programação do Chocalhos – Festival dos Caminhos da Transumância.

O projeto resultante desta residência artística será apresentado, no dia 5 de novembro, n’ A Moagem, aquando da conclusão da exposição, com o lançamento de uma publicação de autor que condensa um corpo de trabalho diverso, feito ao longo de um ano, organizado em relatórios temáticos.

O lançamento desta edição será acompanhado de uma apresentação pelos artistas e de uma conversa com o geógrafo Álvaro Domingues.