Por proposta da bancada “Juntos, Fazemos Melhor”, a Assembleia de Freguesia da Covilhã e Canhoso aprovou, na passada quinta-feira, uma recomendação “de extrema importância para a comunidade” com vista à criação de uma unidade de apoio às associações da União de Freguesias da Covilhã e Canhoso.
Luís Dias, deputado eleito pela coligação, explicou que esta recomendação “visa evitar situações semelhantes à tragédia ocorrida na Associação Cultural, Recreativa e Humanitária de Vila Nova da Rainha, no concelho de Tondela”. Aqui, na sequência de um incêndio em 2018 que vitimou mortalmente 11 pessoas, o presidente dessa associação acabou condenado a cinco anos com pena suspenssa, soube-se na semana passada.
A recomendação da bancada traduz-se no apoio à regularização legal (nomeadamente no que diz respeito à licença de utilização para as sedes sociais), à verificação do seguro e em apoio administrativo.
Luís Dias concluiu que esta recomendação visa “garantir a segurança e a regularização das associações” e “zelar pelo bem-estar e segurança dos nossos cidadãos e instituições que enriquecem a nossa comunidade”.
Levada a votação, a recomendação da criação de uma unidade de apoio às associações foi aprovadas por unanimidade pela assembleia de freguesia.