Novembro no Teatro Municipal da Covilhã (TMC) contará com oito espetáculos de teatro, música e dança. Em destaque está o espetáculo de Camané e Mário Laginha, “Aqui está-se sossegado”, no dia 11, às 21:30.
A programação começa dia 4 com o espetáculo-monólogo “Todas as Coisas Maravilhosas”, do dramaturgo inglês Duncan Macmillan e aqui interpretado por Ivo Canelas, numa peça imersiva sobre a depressão, o suicídio, a família e o amor. Este espetáculo é realizado em caixa de palco.
No dia 8, Dia Municipal da Cultura, sobe ao palco o concerto “Vignette”, de Daniel Bernardes, João Barradas e Filipe Quaresma, que resulta de um diálogo com os filmes de Teresa Villaverde, Manoel de Oliveira, Paulo Rocha, João Botelho, Pedro Costa e Sérgio Tréfaut.
Dia 11 é noite do concerto conjunto de “dois dos maiores vultos da música nacional”: Camané e Mário Laginha, que se descobriram cúmplices “desde a primeira vez que encheram um palco” e, inevitavelmente, aprofundaram essa simbiose, lê-se na nota de imprensa. Esta é uma noite onde se ouvirá temas do cânone fadista tradicional e músicas do repertório de Camané e de Mário Laginha.
Segue-se o Festival de Teatro da Covilhã, do Teatro das Beiras, que ocupará a sala principal do TMC nos dias 15, 22 e 25 de novembro com os espetáculos “o Estrangeiro” (Companhia de Teatro de Braga e Akròama), “Bichos” (Companhia Certa), numa sessão exclusiva para escolas, e “Europa” (Artistas Unidos), respetivamente.
Pelo meio, o TMC apresenta “Bate Fado”, de Jonas & Lander, um espetáculo híbrido entre a dança e a música que conta com nove performers: quatro bailarinos, quatro músicos e um fadista-bailarino.
A fechar, o TMC acolhe a peça “Maria Coroada”, cocriação da ASTA com A Companhia João Garcia Miguel e Alma D’Arame.
Os bilhetes já se encontram disponíveis, exceto para os espetáculos do Festival de Teatro da Covilhã e da ASTA, que ficarão disponíveis em breve.