Museu da Covilhã promove “A Freguesia Vai ao Museu” a partir de sexta-feira

Com o objetivo de “preservar a identidade, as singularidades e a memória”, no próximo dia 20 de outubro, às 17:00 horas, o Museu da Covilhã dá início a um ciclo de ações com todas as freguesias do concelho, intitulado “A Freguesia Vai ao Museu”.

A primeira destas ações, que inclui atividades in-loco e conversas informais, traz a este espaço museológico a freguesia de Sobral de São Miguel, “que irá partilhar a arte de saber fazer “pica com cebola e bacalhau”, uma iguaria única, praticada pelas anciãs da freguesia, que faz parte da gastronomia sobralense”, pode ler-se em nota de imprensa.


A atividade intitulada “O Ciclo do pão e as suas iguarias” está associada às comemorações dos 135 anos da freguesia de Sobral de São Miguel, a decorrer até ao final do ano, e integra o Programa Oficial do Aniversário da Cidade da Covilhã.

Desenvolve-se, também no âmbito do 20º aniversário da Convenção para a Salvaguarda do Património Cultural Imaterial da UNESCO, o Programa “Portugal Imaterial”, que tem como objetivos “a salvaguarda, respeito, sensibilização a nível local, nacional e internacional, do património cultural imaterial das comunidades, grupos e indivíduos”.