Sporting da Covilhã punido com derrota frente ao Oliveira do Hospital pode perder liderança da Liga 3

O Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol puniu o Sporting Clube da Covilhã com uma derrota por 0-3 contra o Oliveira do Hospital por uso indevido do defesa Vasco Coelho, que tinha sido expulso na partida anterior contra o Amora, a contar para a Liga 3.

A decisão, tomada em processo sumário e comunicada esta sexta-feira, castiga a equipa serrana com uma derrota contra o Oliveira do Hospital, quando havia vencido esta equipa por 3-2, e ao pagamento de uma multa de 383 euros.


O defesa dos leões da serra, de 29 anos, expulso no jogo contra o Amora a contar para a Liga 3, teria de sofrer o castigo de não jogar a partida seguinte contra o Oliveira do Hospital, da mesma competição, e não no jogo imediatamente a seguir, como pode acontecer noutras competições.

Acontece que, depois do jogo contra o Amora, os leões da serra jogaram contra o Lusitano de Évora, a contar para a Taça de Portugal, onde o defesa não jogou. Ouvido no processo, o Sporting da Covilhã alegou que o facto de ter utilizado Vasco Coelho no jogo indicado “deveu-se única e exclusivamente a uma confusão na aplicação do regulamento disciplinar”.

“Nos campeonatos profissionais, os jogadores advertidos com vermelho direto cumprem castigo no jogo seguinte, e neste caso apenas cumprem o castigo na competição em que foi advertido, seja ou não o próximo jogo”, esclarece a equipa covilhanense.

O Sporting da Covilhã realça ainda que não agiu “de má fé, uma vez que o jogador não foi utilizado no jogo seguinte à advertência, a contar para a II eliminatória da Taça de Portugal Placard, pensando nós que estaria a cumprir a sanção e que agora será punido duas vezes porque terá de cumprir castigo no próximo jogo do campeonato, na jornada 8”.

Desta forma, a equipa serrana perde três pontos, podendo ficar sem a liderança da competição, caso o Caldas SC vença amanhã a equipa de Pêro Pinheiro. Vasco Coelho cumprirá a pena de um jogo de suspensão.