O CACFF – Centro Assistencial Cultural e Formativo do Fundão tem acreditada o Centro de Recursos para a Inclusão, CRI – Cova da Beira, desde o ano letivo 2021/22 tendo obtido financiamento para dar início ao funcionamento deste centro, segundo revela em nota de imprensa.
A instituição foi acreditada pelo Ministério da Educação a Centro de Recursos para a Inclusão e, de acordo com o documento, a resposta “define-se como uma oferta de recursos específicos existentes na comunidade a mobilizar que apoiam e intensificam a capacidade da escola na promoção do sucesso educativo de todos os alunos”.
É objetivo do CRI “apoiar a inclusão das crianças e alunos com necessidade de mobilização de medidas adicionais de suporte à aprendizagem e à inclusão, através da facilitação do acesso ao ensino, à formação, ao trabalho, ao lazer, à participação social e à vida autónoma, promovendo o máximo potencial de cada aluno, em parceria com as estruturas da comunidade”.
Este CRI visa “atuar numa lógica de trabalho de parceria pedagógica e de desenvolvimento com as escolas, prestando serviços especializados das áreas da psicologia, fisioterapia/psicomotricidade, terapia da fala e terapias ocupacionais, como facilitadores da implementação de políticas e de práticas de educação inclusiva”.
Conta, ainda, com formação a pessoal não docente, encarregados de educação e cuidadores informais.
Para o ano letivo 2023/2024, o CRI – Cova da Beira irá estabelecer protocolos com os Agrupamentos de Escola do Fundão, Agrupamento de Escolas Serra da Gardunha e Xisto, Agrupamento de Escolas do Teixoso e Escola Secundária Campos Melo.