Um Seminário Científico “rico em temas e abordagens” e uma semana repleta de atividades com participação “entusiasta” das crianças, só poderia resultar num balanço muito positivo da edição 17 da Semana do Bebé, aponta a organização.
A iniciativa teve início a 9 de outubro e ontem, dia 14, decorreu um dos momentos altos com a realização do Seminário Científico “+Saúde Mental: Um compromisso de todos”.
No final, Ana Margarida Moreira, pedopsiquiatra do CHUCB e membro da comissão de organização, em declarações à Rádio Clube da Covilhã, realça que dada a diversidade de temas debatidos a semana “foi enriquecedora”.
Aponta a “alegria e interesse” das crianças que participaram e a curiosidade que mostraram para saber mais sobre “sentimentos e emoções”.
A responsável mostra-se convicta que este sucesso garante que a edição 18 será uma realidade em 2024.
A semana serviu para desmistificar a consulta de pedopsiquiatria, frisa ainda a pedopsiquiatra, realçando que serviu também para alertar para a prevenção, que se faz com comunicação, e esta começa a construir-se com a criança e adolescente desde que nasce.
“A consulta de pedopsiquiatria é mais uma consulta médica”, diz Ana Margarida Moreira, salientando que é preciso prevenir. “Temos de saber estar com os nossos filhos, saber conversar. Temos de começar desde bebés esta conexão, não podemos estar na mesma casa sem nos vermos”, alerta.
Na cerimónia de encerramento do Seminário foi também apresentado o Bebé Estrela, o primeiro a nascer no CHUCB durante a iniciativa.
O título foi para Clara Marques, que nasceu às 4:18 do dia 10 de outubro. É filha de Carolina Pereira e de José Carlos Marques, residentes na Covilhã.
Na sessão foi apresentada a madrinha do “Bebé Estrela”, Eugénia Cruz Andrade, Educadora de Infância no CHUCB e a Madrinha da Semana do Bebé 2023, Cristina Marques, Psiquiatra da Infância e Adolescência no CHLC.