Um grupo de deputados da Assembleia da República que integram a Comissão da Administração Pública, Ordenamento do Território e Poder Local, em visita ao Centro de Migrações do Fundão, elogiou a estratégia de integração e acolhimento daquela estrutura.
Tendo como presidente Isaura Morais, do PSD, a Comissão, que integra 25 elementos de três grupos parlamentares – PSD, PS e Chega – mostrou-se satisfeita com aquilo que encontrou no Fundão.
Na sessão, a deputada falou do propósito de “ir ao território, sair do parlamento e conhecer a realidade”, assim “privilegiando o contacto com os autarcas e algumas entidade e instituições”.
Segundo contou, Isaura Morais acredita que “os grupos parlamentares vão sensibilizados para poder produzir legislação que venha a agilizar e a facilitar a vida daqueles que querem ajudar os seus territórios”.
Paulo Fernandes, presidente da Câmara Municipal do Fundão, declarou que “é fundamental disseminar estes centros de migrações pelo país, porque este centro sozinho não responde ao desígnio nacional”. Acrescentou ainda que, “se a Administração delegar de forma justa mais competências organizadas nos municípios”, não tem dúvidas de que “estaremos muito mais preparados para este grande desafio da atual e da próxima geração – o da integração dos migrantes na nossa comunidade”.
A iniciativa teve por objetivo “conhecer as reflexões que os vários representantes políticos locais apresentam como prioritárias e, simultaneamente, visitar serviços da Administração Pública, autarquias locais, ou mesmo empresas, que se revelem ser exemplos de excelência”, seja na inovação digital, na aplicação de fundos comunitários ou na criação de postos de trabalho.
A visita ao Centro de Migrações aconteceu no âmbito de uma visita de trabalho a duas Comunidades Intermunicipais: Beiras e Serra da Estrela e Beira Baixa.