A Câmara do Fundão promove, entre 5 e 8 de outubro, a segunda edição da Feira de Inovação Agrícola, com mais de 170 expositores que oferecem novas soluções para o setor, para os colocar em contacto com produtores.
O certame tem lugar na Praça Amália Rodrigues, junto ao Centro de Negócios e Serviços do Fundão, onde decorrem as Conferências de Inovação Agrícola, e também nas Quintas Experimentais do município.
O programa de animação, no Octógono, conta com concertos de Áurea, na sexta-feira, às 22:00, de David Fonseca, no sábado, também às 22:00, e da dupla humorística Quim Roscas e Zeca Estacionâncio, no domingo, às 18:00.
Há uns anos “trouxemos o fator inovação como algo fundamental para a competitividade dos territórios e, nesse sentido, o que trazemos aqui são mais de 170 stands daquilo que de melhor se faz de investigação aplicada na área agrícola nos novos produtos”, disse, à agência Lusa, o presidente da Câmara Municipal do Fundão, Paulo Fernandes.
Para o autarca, a intenção é juntar o que de melhor e inovador se faz no setor a nível nacional e internacional em termos agrícolas, criando essa ligação aos produtos, serviços ou novos equipamentos, “para que se aproximem mais dos agricultores” e, dessa forma, aumentar a competitividade da fileira.
Paulo Fernandes salienta que os expositores presentes “vão desde a área da biotecnologia à área da deteção e monitorização remota dos campos, às questões da transição climática, nomeadamente ligada ao que tem que ver com modelos de precisão, por exemplo no uso da água, até à internet das coisas ou o 5G aplicado aos equipamentos agrícolas, nomeadamente os veículos mais autómatos”.
A Feira de Inovação Agrícola vai acolher as empresas com novas soluções para o setor, que vão mostrar, em condições reais, como funcionam e podem ser aplicadas essas inovações ao serviço da agricultura, para tornar a atividade “mais eficiente”.
O papel da agricultura na economia portuguesa irá também ser debatido, ao longo dos dias da feira, num ciclo de conferências, palestras, mesas-redondas e painéis de debate, onde se vão cruzar diferentes perspetivas sobre a agricultura, sublinha a Câmara, em comunicado.
Estão previstas várias conferências, sobre temáticas desde a automação e culturas especiais à agricultura biológica ou ao controlo e gestão de javalis e cervídeos.
Realiza-se também, no dia 6, o I Simpósio Internacional da Cereja.
Paulo Fernandes realça a “diversidade paisagística” do concelho, “entre a sua influência mediterrânica e a sua influência atlântica”, que torna o Fundão “um campo de testes e de demonstração permanente do melhor que se pode fazer em termos agrícolas”, e que estará também representado no certame.