O projeto musical Mão Verde atua no Teatro Municipal da Covilhã, TMC, amanhã, dia 7, às 16:00.
O projeto nasceu como um concerto de música para crianças em 2015 e transformou-se num disco-livro ecologista para crianças, com letras escritas por Capicua e música composta por Pedro Geraldes, editado pela Valentim de Carvalho em 2016.
“Mão Verde tem uma clara motivação ecologista e vem despertar a atenção para o universo verde que nos rodeia”, descreve a sinopse do espetáculo.
O disco-livro foi muito bem acolhido junto de crianças, famílias e comunidade escolar, com vários exemplares vendidos, muitas atividades educativas associadas e muitos concertos pelo país, o que precipitou a vontade de concretizar um novo capítulo – “Mão Verde II” (2022). À dupla inicial Capicua (letra e voz) e Pedro Geraldes (música), juntou- se António Serginho e Francisca Cortesão, para (em banda) criarem o segundo volume. Nasce assim o novo disco, composto por dez canções e dois poemas musicados, acompanhado de um livro com ilustrações de Mantraste e muitos conteúdos pedagógicos que completam e explicam os temas das letras e que (tal como no primeiro trabalho) abordam questões importantes como a ecologia, a alimentação, o consumo consciente e a agricultura.
“O concerto de Mão Verde no TMC~ convida verdes e maduros a dançar como se ninguém estivesse a ver, enquanto aprendem mais sobre as ervas, as borboletas, a fruta da época e tudo o que tem a ver com a natureza”.
O bilhete geral custa 5 euros. Para maiores de 60 anos e menores de trinta custa 3,5 euros.
Para família (até 2 adultos acompanhados de crianças até aos 12 anos de idade) custa 3,5 euros e para cidadãos portadores de atestado médico de incapacidade multiuso (> 60%) e acompanhante, 2,5 euros.