Manteigas e Sortelha estão entre as quatro vilas portuguesas premiadas pela Organização Mundial de Turismo (OMT) com o selo “Best Tourism Village”, um prémio atribuído a destinos rurais “que se destacam pela sua qualidade ambiental, cultural e patrimonial, bem como pela sua capacidade de promover o turismo de forma sustentável”, lê-se em comunicado.
Válido por três anos, o selo distingue destinos turísticos rurais que apliquem estratégias de sustentabilidade alinhadas com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas.
Para, Nuno Fazenda, Secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, “esta distinção enaltece a excelência do turismo nacional, do interior do país e de ofertas turísticas diferenciadoras”. É também “um reconhecimento internacional à sustentabilidade e autenticidade do turismo português, que importa continuar a assegurar e a valorizar”.
A cerimónia dos prémios (3.ª edição da UNWTO – Best Tourism Village) aconteceu à margem da Assembleia Geral e da Reunião da Comissão Executiva da Organização Mundial Turismo, que está a decorrer desde o dia 16 em Samarkand, Uzbequistão.
Nas edições passadas, a OMT já premiou Cumeada, no concelho da Sertã, Castelo Rodrigo, no concelho de Figueira de Castelo Rodrigo, e Castelo Novo, no Fundão.
Na imagem: Sortelha.