O consórcio que colocou o primeiro satélite português, PoSAT-1, em órbita, em 1993, teve a participação do Departamento de Ciências Aeroespaciais da UBI, que tinha sido criado apenas um ano antes.
“O dia 25 de setembro de 1993 ficou marcado pelo lançamento do PoSAT-1 para o espaço, colocando a Universidade da Beira Interior (UBI), na altura uma jovem instituição de Ensino Superior, na história daquele que é ainda hoje o único satélite de Portugal a orbitar a terra”, assinala a universidade em nota de imprensa.
O projeto, coordenado pelo Professor Catedrático Fernando Carvalho Rodrigues, teve a participação do Departamento de Ciências Aeroespaciais da UBI (DCAero), que era dirigido por Ivan Camelier, “um dos muitos docentes estrangeiros que a academia teve a capacidade de recrutar e que construíram as bases de excelência de ensino e investigação que existe atualmente”, detalha o documento.
O trabalho da UBI esteve relacionado com os estudos de cálculo de trajetórias de lançamento e órbitas do satélite e contou com a valiosa participação de Vasili Sarychev, Pedro Paglione, do DCAero, e de José Pacheco de Carvalho e António Tomé (Departamento de Física).
Para Francisco Brójo, atual presidente do Departamento de Ciências Aeroespaciais (DCA), “a participação da UBI na criação do PoSAT-1 foi muito importante para a consolidação do Departamento no meio aeronáutico”.
Fernando Carvalho Rodrigues, que lecionou na UBI na área da Física e é doutor “Honoris Causa” por esta instituição, é considerado o “pai” do satélite português.